O que é a arquitetura de reaproveitamento | Tendência sustentável

 Sustentabilidade na Arquitetura 

Você já ouviu falar em arquitetura de reaproveitamento? Trata-se de uma tendência sustentável que vem ganhando, cada vez mais, o mercado e a mente das pessoas. 

Também denominada arquitetura sustentável, verde ou ecoarquitetura, a arquitetura de reaproveitamento, como o próprio nome sugestiona, visa reutilizar materiais para contribuir com a reciclagem e diminuir os impactos ambientais. 

O setor de construção civil é, sem dúvidas, um dos que mais causam prejuízos ao meio ambiente. São muitas degradações no solo, uso de recursos naturais e alta geração de resíduos em cada mínima edificação. 

Mas a boa notícia é que, de uns tempos para cá, a tendência sustentável vem ganhando espaço, com construções mais limpas e que ocasionam menos impactos à natureza. E não apenas a construção em si, mas todo o acabamento das residências pode, e deve, ter alternativas mais verdes.

É assim que surge a arquitetura de reaproveitamento, um conceito de sustentabilidade que veio para poluir menos e disseminar a cultura do reuso, tudo em favor do nosso planeta e das futuras gerações. 


Construçõe de Container: Uma Solução da Arquitetura de Reaproveitamento

Uma tendência sustentável que ficou bastante famosa no mundo e vem se disseminando cada vez mais aqui no Brasil são as construções em container. 

Os módulos de container marítimo são um dos principais e mais claros exemplos da arquitetura de reaproveitamento. Inicialmente, surgem como estruturas para o transporte de cargas no mercado marítimo. Quando não servem mais para esse fim, os containers são descartados na natureza, onde ficam por milhares de anos, tornando-se agentes poluidores. 

Pensando nisso, surgiram as construções em container, alternativas cujo objetivo é valer-se desses módulos descartados e reutilizá-los para criar casas, lojas, restaurantes, bares, cafés e o mais que você imaginar.

A arquitetura de reaproveitamento transforma esses containers em construções incríveis, algumas com até mais de um andar. Pode-se criar um design moderno, clássico, industrial, minimalista, entre outros. 

E, se você está em dúvida se as casas em container têm a mesma funcionalidade de uma de alvenaria, não se preocupe. Os containers são estruturas extremamente resistentes e duráveis, protegidas contra roubos e ações do tempo. Além disso, os acabamentos podem garantir ainda mais resistência, proteção termoacústica e economia, o que contribui ainda mais para a arquitetura de reaproveitamento.


Casa Container Ainda mais Sustentável 

Além de optar por uma casa de container, é possível usar mais recursos da arquitetura de reaproveitamento para complementar essa tendência sustentável. 


Isolamento termoacústico

O isolamento termoacústico de uma casa faz o bloqueio de ruídos e temperaturas dentro dos ambientes, para deixá-los mais econômicos e confortáveis.

Na arquitetura de reaproveitamento, a alternativa é utilizar isolamentos feitos com lã de vidro ou a lã de PET, que são alternativas recicladas, ecológicas e naturais. 


Reuso de materiais

Existem várias formas de aplicar a arquitetura de reaproveitamento na construção da casa. Pode-se efetuar o reuso de madeiras, peças de aço, revestimentos, vidros, etc.  

As paredes de drywall são um exemplo desse tipo de material de arquitetura de reaproveitamento, utilizado nas casas de container. Trata-se de um tipo de gesso acartonado reaproveitável, cuja matéria-prima não gera resíduos tóxicos. Sua instalação também é muito mais limpa e econômica.


Reaproveitamento de água

Instalar sistemas de captação de água da chuva é uma das melhores maneiras de contribuir com a arquitetura de reaproveitamento. Com eles, garante-se mais economia para você e para o planeta. 

A água captada pode ser reutilizada nas tarefas domésticas, para regar plantas, lavar quintais, entre outras funções. Ah, e na casa de container, é totalmente possível e recomendado fazer uso desses sistemas!


Materiais reciclados

Não tem como falar de arquitetura de reaproveitamento sem mencionar a reciclagem. Existem inúmeros materiais que você pode usar para revestir e decorar a sua casa.

Por exemplo, portas e janelas feitas de material reciclado, como madeiras de demolição, são uma ótima solução. Uma alternativa perfeita para as casas container é utilizar recortes dos próprios módulos para fazer as aberturas. 

Como já falamos aqui, revestimentos e acabamentos reciclados, como madeira plástica, fibra de garrafa pet, lã de vidro, entre outros, são ótimos isolantes, que proporcionam conforto e segurança dentro do ambiente. 

Muita gente pensa em reciclagem na decoração como trabalho de criança, mas é possível decorar uma casa com materiais de reuso e deixá-la extremamente moderna e sofisticada. Existem profissionais especializados nesse tipo de arquitetura de reaproveitamento, que oferecem soluções inovadoras e únicas para incrementar os ambientes. 


Locares Casa Container 

Depois de todas essas dicas, não há desculpa. A arquitetura de reaproveitamento é uma tendência sustentável que passou a ser não apenas um diferencial, mas, sim, uma necessidade. Isso traz vantagens para o proprietário, que obtém muita economia na construção e, principalmente, para o planeta, que agradece.

A Locares Casa Container tem um sério compromisso com a sustentabilidade. Nossos containers são 100% favoráveis à arquitetura de reaproveitamento e nós elaboramos projetos customizados e inovadores, sempre pensando nas melhores formas de contribuir com o meio ambiente. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Casa container precisa de fundação? | Descubra como preparar o terreno

Kitnet Container | As casas de container mais pequenas do mundo

Escritório em container | Coworking é construído dentro de uma antiga padaria