Casa container flutuante | Confira sobre o projeto em Portugal

Casa flutuante na cidade de Alqueva, em Portugal


A casa flutuante localizada em Alequeva, em Portugal pode ser considerada um verdadeiro destino romântico para dois ou uma casa móvel no meio de um lago para toda a família ou um grupo de amigos.

A casa container flutuante foi projetada com materiais e tecnologias de baixo impacto, que reduzem a sua pegada de carbono e necessidades energéticas ambientalmente impactantes. Além de possuir uma pequena estação de tratamento para águas cinzas.

Concebida por módulos pré-fabricados, a casa flutuante é capaz de “navegar” a uma velocidade de cerca de 5 km/h e pode ir dos 16 aos 20 metros de comprimento, por seis de largura.

Quando carregada, a casa de container é autossuficiente para, pelo menos, sete dias. Ela produz até 80% das suas necessidades energéticas anuais (100% por mais de seis meses).

A casa container flutuante possui ainda painéis solares térmicos e painéis solares fotovoltaicos, o que assegura a sua própria produção de energia. O teto permite o arrefecimento do interior e o pavimento radiante possibilita o aquecimento. O alojamento incorpora também técnicas de tratamento da água de abastecimento e de águas residuais. Enfim, a lista das instalações incluídas garante uma grande experiência de vida aos moradores.

E o grande diferencial desse projeto em container é a fusão entre moradia e barco, onde os ocupantes podem se mover e determinar os rumos da viagem conforme as mudanças do vento.

A estrutura é composta de duas plataformas planas, uma inferior flutuante que serve de piso e uma superior que serve de cobertura e terraço, e duas linhas de colunas em forma de V.

Interior da casa container flutuante: veja como foi projetado



O interior da casa flutuante é surpreendente, mesmo porque dificilmente estamos habituados a ocupar uma casa navegável. A decoração é simples, mas cheia de personalidade e sofisticação. Os espaços sociais, cozinha, sala de jantar e sala de estar são todos integrados e o ambiente se destaca pela transparência.

O espaço habitável é toda fechada com planos de vidro móveis, que permitem a total integração com o entorno e a contemplação da paisagem exterior. As cortinas garantem a privacidade e o controle da luminosidade abundante.

A cozinha é totalmente equipada e se destaca pela funcionalidade e, claro, pelo predomínio das superfícies de madeira que revestem todo o interior, desde o piso e teto às soluções personalizadas, como os armários da cozinha. A sala de jantar integrada à cozinha é composta de mesa de jantar, cadeiras e um pendente simples, oferecendo vistas panorâmicas para a paisagem externa.

Embora, a casa container tenha apenas um dormitório, a versão expandida pode acomodar até três dormitórios. Os quartos podem ser customizados conforme o gosto de cada cliente.

A Casa Floatwing é feita para proporcionar um contato direto e mais intenso com a natureza, principalmente para quem aprecia a vida sobre as águas. A estrutura conta com uma ampla plataforma flutuante que funciona como um terraço, que circunda toda a residência.

A sensação dos ocupantes é de que a paisagem externa é como uma imensa piscina natural.  A Casa Floatwing é apenas um protótipo ainda em fase comercial. Após a validação e aperfeiçoamento do projeto, a casa flutuante vai poder ser comprada, adaptada aos gostos dos interessados e pronta para habitar qualquer lago ou rio. 

Além de toda comodidade e flexibilidade, a residência incorpora também técnicas de tratamento da água de abastecimento e de águas residuais, incorporando conceitos de nomadismo e também de sustentabilidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Casa container precisa de fundação? | Descubra como preparar o terreno

Kitnet Container | As casas de container mais pequenas do mundo

Escritório em container | Coworking é construído dentro de uma antiga padaria