Casa Container | Ideias de como montar um jardim vertical





Presentes em vários tipos de projetos, o jardim vertical não poderia deixar de faltar na casa container. Além de trazer mais sofisticação ao ambiente, o jardim vertical em casa container pode ser adaptável a diversos espaços e tamanhos.

Esta tendência traz inúmeros benefícios a casa container, a começar pelo maior conforto térmico e consequente economia de energia. Isso porque, reduzem os efeitos das ilhas de calor urbanas e da poluição atmosférica.

O jardim vertical se torna também uma excelente alternativa para melhorar a qualidade do ar interno, pois atuam como uma barreira natural de isolamento acústico. Devido a superfície verde bloquear sons de alta frequência e, dependendo da composição de sua base, pode bloquear ruídos de baixa frequência.

Portanto, se você quer providenciar um espaço dentro de sua casa container para ter maior contato com a natureza, confira algumas dicas que vamos apresentar a seguir.

Dicas de como ter um jardim vertical em casa container

Estruturas

O primeiro passo para ter um jardim vertical em sua casa container é providenciar o tipo de estrutura que será utilizada. Dentre as opções, podemos destacar os blocos pré-moldados; blocos cerâmicos, treliças e prateleiras.

Blocos pré-moldados

Os blocos pré-moldados geralmente são feitos de concreto que podem ser instalados em muros impermeabilizados.

Blocos cerâmicos

Já os blocos cerâmicos não necessitam de paredes impermeabilizadas e é pintado e instalado com uso de argamassa na parede.

Treliça

A treliça é uma estrutura feita de madeira ou também pode ser confeccionada com outros materiais como bambu e PVC, que podem ser facilmente fixados à parede, oferecendo uma superfície para os vasos do jardim vertical serem presos.

Prateleiras

As prateleiras são encontradas tanto em madeira como aço, que permite fazer um jardim vertical mais econômico barato com plantas variadas em vasos comuns.

Plantas

Depois de escolher o tipo de estrutura é hora de pensar nas plantas para usar em seu jardim vertical na casa container. Portanto, comece definindo a parede onde irá colocá-las. Lembre-se de pensar em um espaço em que há maior incidência de luz solar direta ou não.

Já as plantas, devem optar pelas espécies que não tenham raízes muito grandes, pois isso pode acabar danificando o suporte e prejudicar o crescimento da planta.

Tipos de Jardins verticais

Jardim vertical natural

O jardim natural pode ser feito em sua casa container com diferentes espécies de plantas. Porém, o único cuidado nesse tipo de jardim é analisar se o local que será instalado recebe uma boa entrada de luz natural, de maneira que não impliquem no crescimento das plantas.

Jardim vertical preservado

Já o jardim preservado é uma boa alternativa para ambientes fechados, que tenham pouca luz refletindo no local. Isso porque, esse tipo de jardim é constituído por plantas naturais que passam por um processo de tratamento que conserva a textura, folhagens e movimentos.

Diante disso, a placa que acomoda as plantas é revestida com uma fibra natural e tingida, de maneira que as plantas sejam fixadas com grampos de alta pressão em um processo seguro.

Versátil, o jardim vertical preservado é adaptável a todos os tipos de ambientes e muito utilizados na decoração, devido a sua praticidade e multifuncionalidade.

Jardim vertical artificial

Quem sempre quis ter um jardim vertical em casa container, mas a falta de tempo sempre foi um empecilho, pode optar pelo jardim vertical artificial, que não necessita de um cuidado especial como os outros jardins.

Além do que, é possível reproduzir com perfeição formas, cores, texturas, tamanhos e espécies das plantas naturais que você deseja.

Cuidados que se deve ter com o jardim vertical na casa container

Depois de montar o jardim vertical em sua casa container você deve ter sempre o cuidado com o processo de irrigação, que precisa ser realizado periodicamente. Cada espécie tem uma necessidade, portanto, pesquise sobre as plantas antes de escolhe-las, para saber quais os cuidados necessários que exigem.

A recomendação é misturar substratos na água para adubar o solo, assim você mantém as plantas do seu jardim vertical sempre bem nutridas e lindas. Visto que, jardins verticais menores, uma pressão mais baixa de água é o suficiente na irrigação, já para projetos maiores é necessário a instalação de uma bomba pressurizadora, tornando todo o sistema automatizado, para garantir as plantas um crescimento saudável.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Casa container precisa de fundação? | Descubra como preparar o terreno

Kitnet Container | As casas de container mais pequenas do mundo

Escritório em container | Coworking é construído dentro de uma antiga padaria